Curso de extensão online
Neurociência aplicada ao desenvolvimento infantil
Descrição do serviço
A quantidade da pesquisa científica nunca foi tão grande. Diariamente 15 bilhões de artigos científicos são indexados nos principais bancos de dados ao redor do mundo. A fácil disseminação da pesquisa cientifica permite com que os profissionais se tornem rapidamente atualizados. Entretanto, tanta informação gera o desafio de se distinguir entre informações inovadoras de ruídos, charlatanismos e ameaças a conduta ética de um profissional. Como saber em que terapêuticas deve-se confiar? Como explicar para um paciente ou o seu responsável como um projeto terapêutico funciona? No que devemos basear a nossa prática clínica? No caso de profissionais que trabalham com a infância e adolescência, a resposta a esses questionamentos torna-se ainda mais urgente, uma vez que intervenções precoces são comprovadamente mais eficazes e produzirão resultados mais favoráveis do que a remediação mais tarde na vida. Dessa forma, torna-se imperativo que profissionais da área da saúde e educação entendam quais intervenções apresentam maiores eficácias a fim de ministra-las e/ou orientar aos pais/responsáveis o que eles devem buscar. Esse curso é direcionado para profissionais e graduandos das áreas da saúde e da educação que tenham o objetivo de utilizar evidências científicas para melhorar os resultados no aprendizado, no comportamento e na saúde de crianças e adolescentes. Para isso, estudaremos o desenvolvimento cerebral ao longo da infância e adolescência, reconhecendo os estágios do neurodesenvolvimento, as interações entre genes e o meio ambiente, a importância da família e da cultura no desenvolvimento do sistema nervoso central. Isso nos fornecerá bases para melhor compreendermos terapêuticas e intervenções na área da saúde e da educação. Dessa forma, avaliaremos como terapêuticas personalizadas podem se adequar a cada criança e adolescente que cuidamos. Trata-se de um curso teórico que visa ter aplicabilidade no cotidiano. Dessa forma, ao final de cada aula serão discutidos casos clínicos com abordagem multidisciplinar. Com isso, objetivamos mostrar na prática como o conhecimento da neurociência nos leva a escolher as melhores intervenções para a população infato-juvenil. Nosso objetivo é que com uma base sólida e forte de neurociência, todos os graduandos e profissionais que frequentem esse curso, consigam distinguir evidências de ruídos. Nossa meta é que os profissionais apliquem no seu dia-a-dia as evidências e, com isso, ajudem a melhorar a vida das crianças,
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